Memória
muitas histórias
para contar
acervo
Um museu contemporâneo não se limita à exibição estática de peças, ele dá vida aos objetos que compõem o seu acervo, possibilitando o diálogo com os visitantes.
Existem mais de dois mil itens catalogados, trazidos nas malas dos imigrantes. Entre eles um talit (xale de rezas) com mais de 150 anos, talheres vindos de um campo de concentração, documentos, objetos de culto religioso e uso cotidiano. Cada uma dessas peças recebe o tratamento de acordo com os quesitos museológicos e, em breve, elas contarão suas histórias ao público.
O acervo cresce a cada doação. Faça a sua!
centro de memória
O Centro de Memória do Museu Judaico de São Paulo (CDM) já nasceu cheio de histórias, fruto do patrimônio do antigo Arquivo Histórico Judaico Brasileiro, instituição que, por 40 anos, colecionou importantes documentos, publicações e raridades sobre a comunidade judaica no Brasil.
A fusão com o Museu Judaico permitiu a revitalização deste acervo documental. São mais de 20 mil livros (oito mil em íidiche), 100 mil fotos, 400 depoimentos de História Oral, um milhão de documentos, periódicos e diversos outros registros que falam sobre os imigrantes, as instituições, a cultura e a contribuição à sociedade brasileira.
Todas essas narrativas não estão estacionadas no passado, pelo contrário, estão vivas, abertas à consulta e ao conhecimento do público, proporcionando, no mundo contemporâneo, a diversidade de olhares sobre esta história.