Evento “Iídiche do Século XXI” reúne expoentes do estudo do idioma no Centro de Memória do Museu Judaico

O evento Iídiche do Século XXI contou com palestrantes internacionais, expoentes do ensino e estudo do idioma no País e atrações musicais. Interessados de todas as idades estiveram presentes

O Museu Judaico de São Paulo, a Casa do Povo e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro promoveram, em abril de 2018, o evento Iídiche do Século XXI. Nesta iniciativa conjunta da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e do World Jewish Congress, mais de 60 pessoas das mais variadas idades reuniram-se em uma programação de dois dias para entender o panorama do idioma iídiche e seu respectivo uso no mundo moderno.

 

A programação, que se dividiu entre a sede da Casa do Povo e do Centro de Memória do Museu Judaico (CDM), em Pinheiros, contou com especialistas de renome internacional. Dentre eles, Alejandro Dujovne, doutor em Ciências Sociais e pesquisador da CONICET (Agência Nacional de Ciência e Tecnologia da Argentina), fundador e ex-diretor do Programa de Estudos Judaicos no IDES-CONICET. Em 2011, o argentino publicou “Uma história do livro judaico – A cultura judaica argentina através de seus editores, livreiros, tradutores, impressores e bibliotecas ”, destacando-se como pesquisador na área da sociologia da publicação dos livros.

Vasco Moscovici da Cruz, professor do programa de ensino do iídiche do Centro de Memória do Museu Judaico de São Paulo, conduziu o workshop “Iídiche: a construção de uma identidade”. Já o painel “Iniciativas das instituições brasileiras”, foi liderado por Roberta Sundfeld (Centro de Memória do Museu Judaico de São Paulo), Lilian Starobinas (Casa do Povo), Sonia Kramer (PUC Rio e Viver com Yiddish).

 

Música e cursos em SP – Como não poderia faltar, o evento também contou com sessões de Iídicher Tam. Foram três apresentações musicais. A primeira contou com Leonardo Padovani, no violino, Daniel Tauszig, no acordeom, e Tânia Grinberg, nos vocais. Nicole Borger também liderou um dos momentos. Sonia Goussinsky e Daniel Szafran encenaram uma palestra-recital. O evento foi encerrado com a apresentação do Coral Tradição, na Casa do Povo.

 

Para Roberta Alexandr Sundfeld, diretora executiva do Museu Judaico, o evento reforça a relevância do tema para a comunidade judaica e mostra que o iídiche não perdeu a força com o passar do tempo. “Tivemos pessoas de várias gerações participando e isso apenas reforça a necessidade de continuarmos com a nossa programação de cursos e encontros com expoentes do ensino do idioma”, afirma.

 

O Centro de Memória do Museu Judaico possui uma programação regular com curso de ensino do iídiche e encontros mensais com música e arte (Iídiche for Fun). Para acompanhar o calendário de eventos, basta seguir as páginas do Museu no Facebook (fb.com/museujudaicosp) e no Instagram (@museujudaicosp).

 

O CDM fica na Rua Estela Sezefreda, 76, Pinheiros. Mais informações pelo e-mail: atendimento@museujudaicosp.org.br

blank
Evento sobre o Iídiche no contexto atual reuniu interessados de todas as idades