Exposição “Você sabe onde fica o Bom Retiro?” reúne ilustrações e fotos raras da imigração judaica

Exposição retrata a história da imigração judaica no bairro do Bom Retiro, em fotos e ilustrações

blank
Ilustrações do artista Ivo Mincovicius retrataram tipos da comunidade judaica à época da chegada dos imigrantes ao bairro do Bom Retiro

 

Entre abril e maio de 2018, o Centro de Memória do Museu Judaico de São Paulo, em Pinheiros, abrigou a exposição “Você sabe onde fica o Bom Retiro?”. Ilustrações do cartunista Ivo Mincovicius retrataram de forma humorada a chegada dos judeus a São Paulo, com suas celebrações, hábitos e costumes.
Além disso, fotos desta época, que compõem o acervo do CDM, foram expostas, retratando a época em que os imigrantes desembarcavam do trem na Estação da Luz para recomeçar a vida no Brasil. Imagens icônicas do Jardim da Luz, dos mascates, das cooperativas de crédito e até da “Pletzale”, rodas de conversa onde se discutiam importantes questões da comunidade, entre outras, foram colocadas à disposição do público.

blank

blankblank

blank
Fotos raras da comunidade judaica do acervo do Centro de Memória emocionaram o público que compareceu à exposição

 

Mais de 50 pessoas compareceram ao CDM para conferir a história de um bairro, que acolheu italianos, judeus, coreanos e bolivianos, mas, no imaginário popular ficou marcado pela relação com a imigração judaica.

 

” O acervo de fotografias do Centro de Memórias do Museu Judaico é uma pequena mostra de como foi a construção da história desse bairro tão importante para a identidade da cidade de São Paulo. Já a obra do Ivo Mincovicius, aborda a diversidade dos tipos da comunidade judaica que ali viviam, que tem como resultado a alegria e a ironia, traços tão bem-vindos nos dias atuais” comenta Roberta Alexandr Sundfeld, diretora do Museu Judaico e curadora da exposição.

 

Para acompanhar o calendário de eventos, basta seguir as páginas do Museu no Facebook (fb.com/museujudaicosp) e no Instagram (@museujudaicosp).