Círculo da Canção reúne público em experiência emocionante no Museu

“Embora ainda não oficialmente inaugurado, o Museu já se prova um espaço destinado a promover e divulgar a cultura judaica”, ressalta Nicole Borger, diretora do Kleztival.

Na noite do dia 23 de outubro de 2018, o Museu Judaico de São Paulo abriu as portas para receber o Círculo da Canção. Numa ocasião que marcou a história desta etapa de construção, artistas internacionais se reuniram para cantar músicas em iídiche, emocionando um público de 120 pessoas. A programação fez parte do Kleztival, festival que há dez anos traz artistas do mundo inteiro para apresentações gratuitas em iídiche em vários locais da cidade de São Paulo, e integrou a programação do Iídiche for Fun, num momento único para o grupo de interessados na língua que vem vivenciando-a há um ano em atividades especiais promovidas pelo Centro de Memória do Museu.

 

 

“Sempre apoiamos o Kleztival, mas este ano, resolvemos trazer para o Museu e dar uma oportunidade para todos – de dentro e fora da comunidade – conhecerem o que está por vir e vivenciar um momento cultural de forma inédita”, explicou Roberta Sundfeld, diretora executiva do Museu.

O grupo musical contou com atrações como Frank London, dos Estados Unidos, Vira Lojinsky, de Romênia/Israel, Nicole Borger, do Brasil e diretora do Kleztival, além de outros músicos brasileiros e internacionais. Além de canções que marcaram gerações e a história da comunidade judaica, os músicos performaram um baião, interpretado por Nicole em português e iídiche.

Além do momento musical, os presentes puderam desfrutar de alguns retratos da exposição “We, the People”, em que a artista Tine Kinderman (Alemanha/EUA) retrata imigrantes que chegaram à América, incluindo a mãe do presidente Donald Trump, Mary Anne Trump.

 

blank
O evento proporcionou ao público a oportunidade única de acompanhar a exposição We, The People, que aborda a imigração para a América