Campanha de financiamento coletivo do Museu supera meta e é referência de sucesso

Mais de 400 doadores participaram do crowdfunding que ajudou a ladrilhar as calçadas do entorno do prédio

Em dezembro de 2018, o Museu Judaico de São Paulo lançou uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) para arrecadar fundos para a construção das calçadas do entorno do prédio. Com o convite para que membros da comunidade judaica e amigos da instituição deixassem o nome registrado na história, mais de 430 doadores se mobilizaram para ajudar este Museu, que pretende mostrar as tradições e cultura dos judeus que chegaram ao País. A campanha – que era tudo ou nada, ou seja, se não atingisse a meta todo o dinheiro seria retornado aos doadores – obteve tamanho sucesso, que foi possível estender o projeto e ladrilhar, além das ruas Avanhandava e Martinho Prado,  a calçada que margeia o Museu na avenida 9 de Julho.

“Vamos construir um tapete de boas-vindas para os visitantes”, explica Rosaly Chansky, diretora de Marketing. Os ladrilhos trazem a logomarca do Museu, o que dará um toque especial a essa área do Centro de São Paulo e deixará a instituição definitivamente compondo o cenário do bairro.

A campanha funcionou através da plataforma Benfeitoria, depósito bancário e doações realizadas nos stands do Museu no FestShalom e no Festival Carmel, no Clube Hebraica. A partir de R$ 36, o doador poderia financiar a compra de um ladrilho da calçada e homenagear alguém, que terá o nome eternamente registrado no site do Museu. Vários doadores decidiram homenagear membros da família.  Além dessa contrapartida, doadores que financiaram outras quantias maiores, receberão recompensas especiais, como tornar-se membro fundador do Museu, visita guiada pelo presidente Sérgio Simon e convite para a festa de inauguração.

“Mais do que a arrecadação total, o importante foi ter envolvido tanta gente e ter dado acesso para que várias pessoas pudessem fazer parte da história do Museu”, celebra Tania Tarandach, diretora de Relações Institucionais.

Em breve, o site será atualizado com todos os nomes homenageados pelos doadores e com fotos da calçada ladrilhada.