Relembrando a história

No final de maio, o Centro de Memória do Museu Judaico de São Paulo (CDM/MJSP) e o Consulado Geral da República da Lituânia inauguraram a mostra “Momentos da História dos Judeus da Lituânia”. Com imagens vindas do acervo do Museu Estatal Judaico Gaon de Vilnus, retratando a evolução da cultura, economia, ciência e arte lituanas, parte inseparável da história dos judeus no país.

Na abertura, realizada no CDM, a cônsul-geral da Lituânia em São Paulo, Laura Tupe, ressaltou a importância da comunidade judaica em seu país até a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Um filme da época mostrou a intensa vida cultural, na qual a língua ídiche tinha seu apogeu entre os 220 mil judeus vivendo no país, concentrados principalmente em Vilna (Vilnus), a capital.

Roberta Alexandr Sundfeld, diretora do MJSP, e a cônsul Laura Tupe falaram da oportunidade da parceria para essa realização; o ex-ministro Celso Lafer discorreu sobre o significado da exposição no contexto europeu da época; e Sergio Napchan, diretor-geral da Conib, destacou Elijah ben Solomon Zalman, conhecido como Gaon de Vilna (1720-1797), figura de destaque do século XVIII e autoridade na vida religiosa judaica, nome dado ao museu na capital lituana.

blank

 

blank

 

blank

 

blank

 

blank