O Museu Judaico abre as portas na Jornada do Patrimônio

o Museu Judaico abre as portas e recebe um grande público na Jornada do Patrimônio com apresentações musicais e trocas sobre museus, arquitetura, arte e preservação.

O Museu Judaico de São Paulo, mesmo em obras, abriu suas portas e participou, com grande recepção do público, da Jornada do Patrimônio 2017, no dia 20 de agosto. Passaram por suas instalações pessoas de todas as idades e vindas de diversos locais da cidade e do entorno.

A programação iniciou-se com um bate papo sobre a concepção museológica e expográfica do Museu, curiosidades da restauração do Templo Beth-El e informações do projeto arquitetônico e de seu anexo contemporâneo. Ainda, debateu-se sobre o propósito institucional: de ser um espaço de cultura aberto à diversidade, de ativação da região do centro e de trocas de conhecimento.

Nessas visitas guiadas, cerca de 70 pessoas, divididas em três grupos, percorreram os andares que irão receber exposições, programa educativo e outras atividades. A arquiteta e urbanista, Milena Reis, que atuou como voluntária na orientação dos visitantes, diz que foi “um aprendizado compartilhar a expectativa do público com o restauro e a integração do Museu Judaico. Isso mostra que tem muito a se fazer por uma cidade em constante evolução e efêmera na memória. Por isso, incentivo todos a fazerem parte desse projeto”.

Após a recepção dos grupos, o encerramento da Jornada no Museu se deu em grande estilo, com a apresentação do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, que apresentou peças do compositor judaico-alemão Felix Mendelssohn para uma plateia lotada.

blank

O violista do Quarteto, Marcelo Jaffé, destacou sua satisfação de estar no Museu, que pela primeira vez recebeu um grupo de música de câmara, um dos mais importantes da cidade. O Quarteto foi fundado em 1935, como Quarteto Haydn, por iniciativa de Mário de Andrade, para difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros a compor repertório deste gênero.

A atual formação conta com os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Alberto Kanji, músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro e de prestígio internacional, que se destacam também pela atuação em concertos, recitais e atividades pedagógicas.

Jornada

A Jornada do Patrimônio é um evento que busca sensibilizar a população paulistana para seu patrimônio cultural. Também é um processo de construção em que seu órgão de proteção, o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), e a população trocam experiências para o alargamento desse campo do conhecimento. Para isso, diversos imóveis, instituições e espaços da cidade desenvolvem programações especiais.